Planejar um programa de avaliação é fundamental no processo de tratamento de um paciente. Por meio das avaliações é possível conhecer prognósticos e monitorar a eficácia do tratamento.
O programa de avaliação deve ser planejado para sempre responder as seguintes perguntas:
- Qual a condição atual do paciente?
- A condição do paciente realmente mudou?
- A mudança foi em uma quantidade importante?
Porém, para que os resultados observados nas avaliações tenham significado, o profissional deve:
- Ter capacidade de internalizar o valor da medida;
- Ser capaz de interpretar o valor da medida para o perfil específico do paciente;
- Ter noção do erro associado à avaliação.
Internalizar o valor da medida significa reconhecer facilmente o quanto aquele valor representa. Por exemplo, pessoas familiarizadas à fisiologia articular são capazes de entender facilmente o que dez graus a mais de ADM representa para a mobilidade do punho. Porém, deve-se ter noção que para alguns grupos populacionais, a importância desses valores será diferente.
Por fim, é preciso conhecer o Erro Padrão da medida (SEM) para saber se a variação observada entre duas avaliações representa de fato uma mudança. Chen e colaboradores (2009) investigaram o Erro Padrão de medida do Box and Block Test (BBT) em pacientes em fases aguda e crônica pós-AVE. Os resultados foram:
- No lado mais afetado, o Erro Padrão da medida foi 1,99
- No lado menos afetado, o Erro Padrão da medida foi 2,84
- No grupo com espasticidade, o Erro Padrão da medida foi 2,92
- No grupo sem espasticidade, o Erro Padrão da medida foi 2,23
O BBT é um instrumento de medida que avalia a coordenação motora das mãos e membros superiores. Além de ser indicado para monitorar pacientes pós-AVE, o BBT também é indicado para diversos outros grupos populacionais, tais como pacientes com sequelas neurológicas em decorrência de Traumatismo Crânio-Encefálico, Lesão Medular, Esclerose Múltipla, Paralisia Cerebral, entre outros.
Conheça mais sobre o BBT visitando a página dos nossos produtos em nosso site ou entrando em contato por meio dos nossos canais de comunicação.